Kyabgon Taklung Shabdrung Rinpoche

Sua Santidade Taklung Shabdrung Tenzin Gyurmey Choe-ki Wangchuk, o Ghazi Trizin, é o detentor da linhagem Ghazi Dhung (ou família) e o titular do trono da escola Taklung Kagyu. A raiz da linhagem Ghazi remonta ao início da raça tibetana, onde se diz nas escrituras que esta começou com seis crianças nascidas de uma ogra (a emanação de Jetsun Drolma) e de um macaco (a emanação de Chenrezig). Destas seis crianças, a família ou linhagem Ghazi Dhung é considerada a única linhagem sobrevivente ininterrupta, transmitida de pai para filho. O grande Taklung Thangpa Tashi Pal, fundador da Taklung Kagyu, também era descendente desta linhagem sagrada. Esta linhagem ininterrupta continua até aos dias de hoje através do Taklung Shabdrung Ghazi Trizin.
[+] Ler MaisO atual Taklung Shabdrung nasceu na antiga família Ghazi Depon Dhokarwa, popularmente conhecida como a família Ragasha (provavelmente a única família aristocrática que serviu, de alguma forma, no Governo Tibetano desde o Grande 5.º Dalai Lama até à atualidade, com Sua Santidade o 14.º Dalai Lama).
Taklung Shabdrung Rinpoche nasceu a 15 de maio de 1991, filho de Ragasha Sey Tsering Sonam Topgyal e de sua esposa Sonam Lhamo da família Sadutshang. Recebeu o seu primeiro nome, Rangrig Dorjee Nyima, de Kyabje Chadrel Sangay Dorjee, quando ainda tinha apenas três meses no ventre materno. Posteriormente, em março de 1998, Sua Santidade o Dalai Lama escolheu Rinpoche para assumir o lugar do seu tio-avô, o Taklung Shabdrung Thupten Jangchup Cho-ki Nyima.
A 10 de novembro de 2000 realizou-se a cerimónia de corte de cabelo de Taklung Shabdrung Rinpoche, numa cerimónia especial presidida por Sua Santidade o Dalai Lama no salão principal do Tsuklakhang, em Dharamsala. Nesta cerimónia, Sua Santidade o Dalai Lama deu-lhe o seu nome espiritual, Tenzin Gyurmey Cho-ki Wangchuk, e compôs também uma oração especial para ele. Poucos dias depois, a 18 de novembro, como a Taklung Kagyu não tinha mosteiro na Índia, S.S. Drikung Chetsang Rinpoche teve a amabilidade de preparar e realizar uma grande cerimónia de entronização no Mosteiro Drikung Jangchup Ling, sede da Drikung Kagyu em Dehra Dun, Índia. Drikung Kyabgon Chetsang Rinpoche, Taklung Matul Rinpoche, outros grandes mestres e dignitários estiveram presentes nesta ocasião.
Sob a orientação amável e generosa de S.S. Drikung Chetsang Rinpoche, Taklung Shabdrung Rinpoche recebeu a sua educação inicial de 2000 a 2006 no Mosteiro Drikung Jang Chup Ling. Posteriormente, durante um ano e meio, prosseguiu os seus estudos no Instituto Dzongsar, em Bir. Em 2008, seguindo o conselho de Sua Santidade o Dalai Lama, ingressou no Instituto de Dialética Budista de Dharamsala, Himachal Pradesh, onde se encontra atualmente a estudar.
[-] Mostrar menosKyabgon Taklung Matrul Rinpoche

Tenzin Kunzang Jigme Rinpoche, o sétimo Sua Santidade Taklung Matrul Rinpoche, nasceu em 1977, filho de Ngawang Tendar e Deden Zangmo. Em 1987, Sua Santidade o 14.º Dalai Lama reconheceu formalmente que ele era a reencarnação do sexto Sua Santidade Taklung Matul Thupten Jigme Choechog Rinpoche. Passou alguns anos no Mosteiro Namgyal a estudar filosofia e prática budistas. Em 1991, ingressou no Instituto de Dialética Budista, em Dharamsala, para aprender os ensinamentos de Sutra e Tantra do Senhor Buda, concluindo os seus estudos em 2003. Terminados os estudos budistas, vive atualmente em Manali, Kulu, no Himachal Pradesh. Como não existe um mosteiro da tradição Taklung Kagyu na Índia, os Rinpoches Taklung Kagyu estão a trabalhar em conjunto para a sua fundação.
[+] Ler MaisQuanto aos planos para o futuro próximo do nosso Rinpoche, já existe um pequeno Gonpa em Gangtok, mas não há quartos para alojar os monges. O plano de Sua Santidade é construir mais quartos nesse local para os monges e manter lá cerca de quinze ou dezasseis monges. Há também um terreno com cerca de 4 acres perto de Rawang La. O próximo plano é construir o mosteiro principal nesse terreno, perto de Rawang La. A documentação está quase concluída.
[-] Mostrar menosKyabgon Taklung Tsetrul Rinpoche

( esquerda )
[Conteúdo em falta – será atualizado]
Kyabgon Taklung Phakchok Rinpoche

Sua Santidade Phakchok Rinpoche Ngawang Kalsang Nyima nasceu no décimo dia do sétimo mês tibetano do Ano do Pássaro de Ferro, no século XVI. O seu pai é Palden, filho da nobre família Chulung Pontsang, de Tsawa Gang, e a sua mãe é Tsering Dekyi, sobrinha do anterior Sua Santidade Phakchok Rinpoche, descendente da sagrada linhagem de Bonkar e mestre de Medicina Tibetana.
Em 1981, Tsering Dekyi deu à luz, após cesariana, um menino envolto numa placenta espessa coberta de carne. No momento em que nasceu, recitou o mantra A HAM. O grande mestre realizado Lama Tsejor Rinpoche deu-lhe o nome Ngawang Kalsang Nyima.
[+] Ler MaisDurante a infância, recordava claramente a sua vida anterior e as suas atividades. Dege Lhathok Gyalpo, também conhecido como Sherab Senge, famoso pela sua clarividência e sinais de realização, disse em voz alta à mãe de S.S. Phakchok Rinpoche Ngawang Kalsang Nyima: “Tu tens no teu ventre a reencarnação de S.S. Taklung Riwoche Kyabgon Phakchok Rinpoche. Toma isto e coloca-o ao pescoço.” Dizendo isto, deu-lhe um pedaço de turquesa. S.S. Taklung Shabdung Rinpoche, S.S. Taklung Tsetul Rinpoche, S.S. Kunzig Panchen Rinpoche e muitos outros mestres reconheceram-no como a inconfundível reencarnação do anterior S.S. Phakchok Rinpoche Ngawang Thupten Namgyal e aconselharam-no a entrar na escola.
Quando S.S. Taklung Tsetul Rinpoche visitou Riwoche, Phakchok Rinpoche ofereceu-lhe o cabelo do topo da sua cabeça e recebeu o nome de Ngawang Tenzin Choekyi Drakpa.
Sem grande esforço, a sua sabedoria e inteligência floresceram. O seu tio, S.E. Choktul Tenzin Gyaltsen, foi cuidado pelo anterior S.S. Phakchok Rinpoche com grande atenção e foi-lhe dito para depositar grande esperança nele no futuro. Em conformidade, Phakchok Tulku recebeu, com grande empenho, todas as iniciações de amadurecimento, instruções de libertação e transmissões orais de apoio. Assim, manifestou qualidades nobres.
Em resposta a pedidos subsequentes do mosteiro e do público, em 2004 S.S. Taklung Tsetul Rinpoche, S.E. Choktul Tenzin Gyaltsen e muitos outros grandes mestres entronizaram-no como a inconfundível reencarnação do anterior S.S. Phakchok Rinpoche Ngawang Thupten Namgyal, numa grandiosa cerimónia no Mosteiro Yishod Riwoche Taklung.
Atualmente, ele assume a responsabilidade de cuidar do mosteiro Yishod Riwoche e visita muitos dos mosteiros Taklung Kagyu para dar ensinamentos. Assim, encontra-se totalmente dedicado às suas atividades espirituais.
[-] Mostrar menos